Jump to content

Desabafos


Revenge
 Share

Recommended Posts

Longe vão os tempos em que uma pessoa queria comprar uns componentes quaisquer para montar um desktop e lhe bastava ir à Zwame ou aos extintos fóruns da Globaldata e da AquaPC.

Estamos em 2023 e ninguém tem nadinha para venda. Meti um "compra-se" por Ryzen 5700x ou 7600 + motherboard e nem uma proposta! Nem há nada no "vende-se".

Mais difícil montar um PC em 2023 do que em 2000. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

20 minutes ago, RedHeart said:

Longe vão os tempos em que uma pessoa queria comprar uns componentes quaisquer para montar um desktop e lhe bastava ir à Zwame ou aos extintos fóruns da Globaldata e da AquaPC.

Estamos em 2023 e ninguém tem nadinha para venda. Meti um "compra-se" por Ryzen 5700x ou 7600 + motherboard e nem uma proposta! Nem há nada no "vende-se".

Mais difícil montar um PC em 2023 do que em 2000. :wacko:

Ninguém quer vender esse material, tanto um como o outro são bem atuais.

Link to comment
Share on other sites

15 minutes ago, curcundil said:

Ninguém quer vender esse material, tanto um como o outro são bem atuais.

Daí o meu desabafo em relação ao passado.

Ao longo dos anos, montei vários computadores para mim, familiares, amigos e conhecidos sempre com material com menos de 1 ano (quero sempre que venha ainda bem dentro da garantia porque, usado, nunca se sabe a verdadeira razão pela qual estão a vender as peças).

Neste momento, nem um processador para amostra, e o 5700x já está no mercado há ano e meio, pertencendo à geração anterior à atual.

Para comparação, o meu atual desktop é um i5 2500K, comprado menos de 10 meses após a data de lançamento, ainda em 2011.

Link to comment
Share on other sites

17 minutes ago, RedHeart said:

Daí o meu desabafo em relação ao passado.

Ao longo dos anos, montei vários computadores para mim, familiares, amigos e conhecidos sempre com material com menos de 1 ano (quero sempre que venha ainda bem dentro da garantia porque, usado, nunca se sabe a verdadeira razão pela qual estão a vender as peças).

Neste momento, nem um processador para amostra, e o 5700x já está no mercado há ano e meio, pertencendo à geração anterior à atual.

Para comparação, o meu atual desktop é um i5 2500K, comprado menos de 10 meses após a data de lançamento, ainda em 2011.

Com os preços atuais dos componentes, cada vez há menos pessoas a trocar de Cpu sempre que sai um novo, dai o mercado de usados estar a cair. 

Quanto ao 7600, tendo em conta que é a geração mais atual da Amd, qual a razão para alguém comprar um e colocar há venda passados poucos meses? 

PS: Mesmo o pessoal com o Ryzen 5000, pode não estar muito interessado em trocar para a gama 7000, pois isso implica comprar nova Board e memorias DDR5. 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

16 minutes ago, Revenge said:

Com os preços atuais dos componentes, cada vez há menos pessoas a trocar de Cpu sempre que sai um novo, dai o mercado de usados estar a cair. 

Quanto ao 7600, tendo em conta que é a geração mais atual da Amd, qual a razão para alguém comprar um e colocar há venda passados poucos meses? 

PS: Mesmo o pessoal com o Ryzen 5000, pode não estar muito interessado em trocar para a gama 7000, pois isso implica comprar nova Board e memorias DDR5. 

É mesmo isso, quem muda normalmente é o pessoal do gaming e com a geração 5000 basta comprar o 5800x3D e está super atual 😁

Vai acontecer o mesmo com a 7000 é geração para 3 anos pelo menos logo é manter a board e depois esperar um CPU mais recente.

Fica bem mais em conta.

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, curcundil said:

Quem não usou.... não soube aproveitar o mercado que tinha ganho.

O que é que devia ter feito diferente?

Tal como o dast, cheguei a fazer bastantes negócios no fórum e a algumas compras na loja (fontes e discos, que são coisas que normalmente compro novas, comprei lá várias).

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Ovelha said:

Há alguma maneira de reclamar de empresas que ignoram os autocolantes nas caixas do correio a informar que não desejamos correio não solicitado/ publicidade? Estou farto desses gajos…

A mim isso também era uma constante onde vivia, e onde vivo desde Julho 2021.
Quando tinha email no flyer, enviava um a dizer:

"Boa tarde.

Sou morador no XXXXXXX. 

É favor ensinarem os vossos funcionários que distribuem publicidade, o significado do aviso de não aceitação de publicidade na caixa de correio, tendo em conta a lei 6/99 de 27 de Janeiro de 1999. Caso contrário, terei de falar com a minha advogada, o que penso ser completamente desnecessário para ambas as partes.

Respeitem para serem respeitados!

Obrigado"

A verdade é que pararam 😆

Edited by CMC_PUBLIKUM
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, MotorBreath said:

talvez por aqui

WWW.CNPD.PT

Comissão Nacional de Proteção de Dados

 

Obrigado, mas é apenas para comunicações eletronicas. Mas vai dar jeito.

4 minutes ago, CMC_PUBLIKUM said:

A mim isso também era uma constante onde vivia, e onde vivo desde Julho 2021.
Quando tinha email no flyer, enviava um a dizer:

"Boa tarde.

Sou morador no XXXXXXX. 

É favor ensinarem os vossos funcionários que distribuem publicidade, o significado do aviso de não aceitação de publicidade na caixa de correio, tendo em conta a lei 6/99 de 27 de Janeiro de 1999. Caso contrário, terei de falar com a minha advogada, o que penso ser completamente desnecessário para ambas as partes.

Respeitem para serem respeitados!

Obrigado"

A verdade é que pararam 😆

 

Vou experimentar :)

Link to comment
Share on other sites

Hoje falei com alguém que tem uma panca sui generis relacionada com fotografia...

Quando vai de férias, leva sempre a máquina fotográfica a tira colo e o telemóvel no bolso.

Quando vê algo interessante para fotografar, fotografa com máquina e em seguida com o telemóvel.

Contou-me que depois tem backups de tudo organizados por datas de férias e com pastas separadas para as fotos da máquina e do telemóvel.

wtf...

Link to comment
Share on other sites

Just now, EsCk said:

Fazes isso fácil com o Google Photos. E já tenho pastas organizadas com os meus amigos desde há mais de 5 anos.

Ok, mas porque crl tirar a "mesma" foto com a máquina e telemóvel?

Link to comment
Share on other sites

8 hours ago, GODfromage said:

Hoje recebi uma chamada. A voz era aquelas usadas por máquinas automáticas. Todo o discurso era o da CGD. 

Se for cliente caixa directa marque X. Insira o número de contrato. Assim que pediram a passe desliguei a chamada. 

WWW.NOTICIASAOMINUTO.COM

Está em curso uma campanha de 'phishing' com o objetivo de obter, de forma ilícita, os dados dos cartões bancários de vítimas indiscriminadas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

4 hours ago, GODfromage said:

217900790

Mas tu ligas de volta e dá CGD. O que me fez desligar na hora foi pedirem o código de 6 dígitos de acesso ao canal digital do teu contrato. 

Olha que há muitas queixas desse número...

LIGARAM-ME.COM

46 comentário(s) ao número 217900790

 

ATENÇÃOZINHA: os bancos nunca pedem o código de acesso completo por isso...

E há algo que até me admira ainda não ter acontecido, ou pelo menos nunca ouvi. Pedirem a posição X Y e Z depois dizerem que houve um qualquer erro e pedirem as posições restantes... por isso, abram bem a pestana.

Link to comment
Share on other sites

Just now, Mini0n said:

Os bancos podem pedir 1 dígito que seja? Eu acho que não podem pedir nadica de nada.
Senão uma posição aqui, outra ali e puff, têm todas, né?

Boa questão... pedem dígitos dependendo do motivo da chamada mas sendo originada pelo cliente.

Chamada originada pelo banco, efetivamente, não sei se alguma vez pedem algum código...

@jr_cardoso podes confirmar?

Link to comment
Share on other sites

1 minute ago, Mini0n said:

Os bancos podem pedir 1 dígito que seja? Eu acho que não podem pedir nadica de nada.
Senão uma posição aqui, outra ali e puff, têm todas, né?

Nem que seja em dias ou semanas diferentes. Mas por acaso também não sei se podem pedir pelo telefone.
Aliás é super perigoso dar pelo telemóvel porque alguém do outro lado pode estar simplesmente na frente do pc a fazer o login e o site pede-lhe 3 digitos tu dás esses 3 digitos pelo telemovel, na realidade nem nunca precisam da password toda para entrar.

Já tinha pensado várias vezes nisto, esta cena de pedir digitos soltos parece-me bem mais inseguro do que pedir toda a password.
 

Link to comment
Share on other sites

No ActivoBank é preciso dar 3 posições do código multicanal. Mas há uma nuance.

Ainda que, há uns anos, fosse o próprio operador a receber os dígitos e colocá-los no sistema, agora eles suspendem a chamada, passam para um atendimento automático que nos pede as 3 posições aleatórias do código multicanal e as "recebe" também. Ou seja, já não passa pelo operador como antigamente. 

Na CGD era logo no início da chamada. Dávamos o código todo ao sistema automático antes de passar para um operador. Mas já não sou cliente CGD há anos.

Quando nos ligam, duvido que peçam. Até porque não faz sentido acho. A ideia de darmos o código é para nos identificarmos como o dono da conta. Se eles nos estão a ligar, suponho que esse processo já não seja necessário.

Edited by dastinger
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.